O Governo alemão está a trabalhar «arduamente» para salvar o Hypo Real Estate, o banco especializado em imobiliário que está à beira da ruptura, garantia a chanceler alemã Angela Merkel.

O Governo quer evitar que «a situação crítica da instituição desencadeie a crise de todo o sistema» financeiro alemão, disse a Chefe do Governo alemão.

Entretanto, o ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrück, avançou também que a falta de liquidez do banco, uma das maiores instituições financeiras da Alemanha, atinge os «milhares de milhões de euros».

Declarações que surgem um dia depois de ter sido anunciado o fracasso do plano de emergência de 35 mil milhões de euros, destinado a salvar o Hypo Real Estate. Segundo anunciou a própria instituição, o consórcio de bancos envolvido nesta operação «recusou fornecer as linhas de liquidez».

A operação previa a disponibilização imediata de liquidez da parte dos bancos e do Banco Central Europeu (BCE) e de uma garantia de 35 mil milhões de euros, dos quais 26,5 mil milhões por parte do Estado alemão e 8,5 mil milhões por parte dos bancos.