O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, afirmou esta segunda-feira estar confiante na conclusão da linha de alta velocidade entre Porto e Valença em 2013, recordando que foi um compromisso assumido pelo primeiro-ministro, escreve a «Lusa».

«Não estou preocupado com eventuais atrasos. O primeiro-ministro assumiu a ligação Porto/Vigo como um projecto prioritário, pelo que não tenho dúvidas (quanto ao cumprimento dos prazos previstos)», afirmou Carlos Lage.

O presidente da CCDREN frisou que «seria muito desagradável, para não dizer pior, que o comboio de alta velocidade (espanhol) chegasse à fronteira em 2013 e nós não estivéssemos em condições de o acolher do lado português».

Por outro lado, considerou ser «absolutamente evidente que, tendo o governo decidido fazer a articulação com a rede de alta velocidade espanhola a sul, não pode deixar de o fazer também a norte».

Carlos Lage falava aos jornalistas durante a apresentação de um estudo sobre os efeitos económicos da melhoria da ligação ferroviária entre Porto e Vigo, que defende como melhor solução a «construção de uma linha nova, em bitola europeia, entre Valença e o Aeroporto Sá Carneiro».

Recorde-se que a linha tem um custo estimado de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 845 milhões para o troço entre Valença e Braga e 635 milhões para a ligação entre Braga e o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.