António Perez Metelo está satisfeito com a redução dos impostos anunciada, esta quarta-feira, pelo Governo e garante que o Executivo até poderia ir mais além e baixar o IVA em dois pontos percentuais.

O comentador da TVI e TSF disse em declarações à Agência Financeira que os resultados orçamentais estão em linha com o acordado com Bruxelas, já que défice das contas públicas inicialmente previsto era de 3,9% e acabou por ficar nos 2,6%.

«A margem está de acordo com o calendário acordado com Bruxelas e, no meu entender, até poderia haver a possibilidade do Governo baixar o IVA em dois pontos percentuais. Mas o Governo está a ser prudente», sublinhou Perez Metelo à AF.

Na opinião do comentador, esta redução do IVA dos 21% para os 20%, «vem no momento possível e numa altura em que as contas estão controladas». Por isso, diz não ter dúvidas: «o Executivo baixou agora o IVA em um ponto percentual, mas em Janeiro pode vir a baixar em mais um ponto».

O comentador lembra, ainda, que a medida do Governo é positiva, já que «muito consumo é desviado para Espanha» (onde o IVA é de 16%). Por isso, diz que esta baixa de impostos «vem ajudar a economia portuguesa e as pessoas, que acabam por consumir mais e ficarem mais felizes», concluiu.