Pedro Pichardo e Tiago Pereira qualificaram-se este domingo para a final do triplo salto nos Europeus de Atletismo, que decorrem em Roma. Ambos atletas alcançaram o objetivo à primeira tentativa.

Pichardo, campeão olímpico, «voou» 17,48 metros, alcançando o segundo lugar. Por sua vez, Pereira, bronze no Mundial «indoor» deste ano, atingiu os 16,83 metros, terminando no quarto lugar.

O espanhol Jordan Díaz liderou esta fase, com 17,52 metros, enquanto o italiano Emmanuel Ihemeje foi terceiro, anotando 16,98 metros.

«Acho que estamos todos fortes, eles são jovens e saltam muito. Correu bem, foi tranquilo. Marquei a qualificação no primeiro salto, era esse o objetivo. Não queria arriscar fazer um nulo. A qualificação não é para fazer grandes marcas, o objetivo é qualificar. A potência e a coragem têm de ficar para a final», reiterou Pichardo, de 30 anos.

Por sua vez, Tiago Pereira lançou os dados para a final de terça-feira: «A minha ambição é o topo. Eu vou sempre para o melhor e ganha quem saltar mais».

Quanto a Jordan Díaz, o espanhol está de olho no ouro e desafia Pedro Pichardo.

«Se Pichardo saltar 18 metros, então farei 18,01. O duelo pelo ouro será entre nós. Ele é o campeão e eu sou o novo a tirar o trono», atirou, em entrevista ao AS.

A final decorrerá na noite de terça-feira, pelas 19h55 de Portugal Continental. Nos Europeus de Atletismo, no triplo salto, Portugal conquistou o ouro por Nelson Évora (2018) e Pichardo (2022).