Ricardo dos Santos, atleta do Benfica, e a esposa, Bianca Williams, foram mandados parar de forma brusca pela polícia quando circulavam pela cidade de Londres. A velocista britânica, que gravou o momento e o publicou nas redes sociais, acusa as autoridades de racismo.
Segundo a BBC, a polícia alega que o benfiquista, recordista nacional dos 400 metros, não obedeceu numa primeira instância à ordem para encostar a viatura, isto depois de ter sido apanhado a conduzir no lado errado da estrada.
«Oficiais da direção reviram as imagens das redes sociais e dos próprios polícias e estão satisfeitos por não haver preocupação com a conduta dos policiais», pode ler-se numa nota das autoridades citada pelo órgão britânico.
Ao The Times, Bianca Williams diz que o casal vai apresentar queixa formal por racismo. Segundo a atleta, que tinha o filho de três meses a bordo, as autoridades demoraram 45 minutos a fazer buscas ao carro. Williams afirmou ainda que é a 15.ª vez que os dois são mandados parar pela polícia desde que adquiriram um carro de uma marca de luxo, em novembro de 2017.
«É sempre a mesma coisa com o Ricardo. Eles [polícia] pensam que está a conduzir um carro roubado ou que esteve a fumar cannabis. É comportamento racista. A maneira como eles falaram com o Ricardo, como se ele fosse lixo, foi chocante. Foi horrível de ver», disse Williams.
Refira-se que Ricardo dos Santos e Bianca Williams estão nesta altura a preparar os Jogos Olímpicos de Tóquio do próximo ano.
Veja o vídeo partilhado por Bianca Williams: