Três empresas suspendem, a partir de hoje e por vários dias, a produção em Portugal.

A decisão é uma consequência da crise económica e financeira, que está a reduzir o consumo e, como tal, a procura pelos produtos destas companhias.

Uma das empresas em causa é a Visteon, de Palmela, que fabrica compressores e componentes electrónicos, e que suspende a laboração entre os dias 18 e 23 de Dezembro e nos dias 9 e 16 de Janeiro de 2009.

A empresa alega falta de encomendas, um facto que tem sido contestado pelos sindicatos, que pediram a suspensão do lay-off.

Outro caso é o da Continental Mabor, de Lousado, que suspende a produção até dia 19. A empresa produz pneus, mas vai parar por quatro dias como consequência da crise no sector automóvel, já que os seus produtos se destinam principalmente às linhas de produção dos principais construtores.

Com a paragem, a empresa deverá registar uma queda de 200 mil pneus em Dezembro.

Também a AutoEuropa volta a parar esta quinta-feira e parada permanecerá nos dias 19, 22 e 23. A paralisação, que já não é a primeira, afecta a produção de todos os modelos da fábrica.

Apesar das pausas, a empresa continua a garantir os salários aos 3.085 trabalhadores, ao abrigo de um acordo laboral celebrado no passado dia 4.