E o maior é... Carlos Sainz. Assim indicou a maioria dos 80 mil participantes da votação final para maior piloto da história do mundial de ralis, promovida durante um mês pelo sitio oficial da competição (WRC).

Sainz, com 57,28 por cento dos votos, superou os 42,72 por cento do francês Sébastien Loeb.

O piloto espanhol, de 58 anos, agora dedicado às provas de todo o terreno, foi o mais votado entre 300 mil participantes, num sistema de eliminatórias, ao longo de um mês. Para trás, ficaram, por exemplo, os finlandeses Hannu Mikkola e Tommi Mäkinen e o francês Sébastien Ogier. Na decisão final, recolheu a preferência face ao recordista de títulos mundiais, nove vezes campeão do mundo, entre 2004 e 2012.

Ao longo da carreira Carlos Sainz foi duas vezes campeão mundial de ralis, em 1990 e 1992. Nos 18 anos no mundial de ralis, pilotou para cinco marcas - Toyota, Lancia, Subaru, Ford e Citroën - entre 1987 e 2005. Neste período participou em 196 ralis e conseguiu 26 triunfos.

Sainz, que é pai do piloto de Fórmula 1 Carlos Sainz Jr., afirmou que os ralis foram a sua vida e o seu sonho. «Hoje toda a família dos ralis dá-me um grande sorriso com esta distinção», afirmou, em declarações através de um vídeo publicado pela WRC.