O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade garantiu esta sexta-feira, no Funchal, que «decorrem negociações com outras companhias» que possam vir a operar nas ligações aéreas Madeira-Continente.

«Decorrem efectivamente negociações com outras companhias mas não quero estar neste momento nem a me comprometer ou a comprometer os governos da República ou Regional dando um prazo para que esta concorrência surja», disse, segundo a agência «Lusa».

Esses contactos para a adesão ao mercado aéreo agora liberalizado, mas em que se receia que, face à ausência de outras companhias concorrentes, volte a ser monopólio da TAP, agora sem o contrato de serviço público, estão, contudo, «adiantados», referiu o governante.

«Há contactos avançados com outras companhias a operar na linha da Madeira e isso é um objectivo claro quer do Governo da República quer do Governo Regional. Essa reivindicação já tem mais de uma década e é um esforço que estamos a fazer», sublinhou.

A liberalização das ligações aéreas Madeira-Continente entrou em vigor no passado dia 21 de Abril, e até agora não surgiu qualquer anúncio oficial de companhias expressando o desejo de entrar na rota, isto perante uma perspectiva de a companhia Easyjet poder se interessar pelo negócio.

O secretário de Estado do Turismo falava à margem de uma conferência surbordinada ao tema «economias sustentáveis», patrocinada pela Universidade da Madeira.