O presidente dos Estados Unidos reconheceu esta sexta-feira que o país atravessa um «período difícil», mas revelou confiança quer nas acções da Reserva Federal norte-americana (Fed), quer na capacidade de resistência da maior economia do mundo.

O presidente, que discursou no Economic Club de Nova Iorque, apelou ainda à calma dos investidores, umas horas depois do quinto maior banco de investimento do país, o Bear Stearns, ter anunciado que a sua liquidez se havia degradado nas últimas 24 horas.

«Numa economia de livre mercado, sempre há altos e baixos e a nossa economia atravessa, evidentemente, um período difícil», afirmou, segundo a agência «Bloomberg».

George W. Bush disse ainda que, a longo prazo, a economia deverá continuar a crescer porque assenta em «fundamentos sólidos».

O presidente sublinhou que respeita o responsável da Fed, Ben Bernanke, destacando o seu «bom trabalho em circunstâncias difíceis».

Bear Stearns «arrasta» mercados

Os mercados norte-americanos acabaram por fechar esta sexta-feira em baixa, fortemente penalizados pelo anúncio de que a Fed e o JP Morgan iriam procurar financiamento urgente para responder à falta de liquidez anunciada pelo Bear Stearns.

O Dow Jones fechou a desvalorizar 1,60 por cento, abaixo dos 12 mil pontos. Já o Nasdaq terminou com uma cedência de 2,26%.