Siga o Barcelona-Real Madrid AO VIVO

Barcelona e Real Madrid empataram (2-2) no Camp Nou, num clássico que conseguiu, do ponto de vista de emoção e incerteza, superar as melhores expetativas. Cristiano Ronaldo e Messi, autores dos dois golos das suas equipas, assinaram mais uma etapa de um duelo que, decididamente, está condenado a entrar na história do desporto mundial.

O avançado português abriu o marcador aos 23 minutos, dando sequência ao melhor início dos merengues, que com um onze ofensivo e uma pressão adiantada, conseguiram bloquear a circulação do Barcelona nos minutos iniciais.

Já depois de Benzema ter falhado o 2-0, rematando ao poste só com Valdés pela frente, e de Dani Alves, lesionado, ter dado o seu lugar ao jovem Montoya, Messi empatou aos 31, aproveitando um erro de Pepe. O central português, que estava a assinar um jogo imperial, falhou o tempo de salto numa bola perdida na área e permitiu que o argentino concluísse nas suas costas.

Com Adriano adaptado a central, ao lado de Mascherano, o Barcelona conseguiu, finalmente, assumir o controlo de jogo a partir da meia hora, ganhando ascendente no início do segundo tempo. Messi, a subir de rendimento com o passar dos minutos, embalava para uma noite épica, fazendo o segundo oglo da noite na cobrança perfeita de um livre direto.

O Barça parecia, nesta altura, encaminhado para a vitória, mas Ronaldo dava sinais de inconformismo, mesmo depois de se ter lesionado num ombro, após tentativa falhada de pontapé de bicicleta (66 m). Apenas dois minutos mais tarde, no entanto, o português surgiu na cara de Valdés, isolado por um passe primoroso de Ozil, e não perdoou.

O jogo voltava a ter um clima de incerteza total, embora o Barcelona acabasse mais perto do golo, em especial num remate de Montoya à trave, a dois minutos do fim. Mourinho ainda refrescou a equipa com Higuaín e Kaká, mas teve de contentar-se com um empate que mantém a diferença de oito pontos entre as equipas, depois de uma exibição da sua equipa que, a espaços, foi das mais sólidas já vistas em clássicos.

Eis os onzes:

BARCELONA: Valdés; Dani Alves (Montoya, 29), Mascherano, Adriano, Jordi Alba; Xavi, Busquets, Iniesta; Pedro, Messi e Cesc (Alexis, 63).

REAL MADRID: Casillas; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos, Marcelo; Xabi Alonso, Khedira; Di María (Essien, 87), Özil (Kaká, 80), Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín, 62).

Marcadores: Cristiano Ronaldo (23 e 69), Messi (31 e 63).