O Benfica deu seguimento ao momento vitorioso, triunfando, na tarde deste sábado, em Albufeira, diante o Imortal (84-95), em encontro da 16.ª jornada da Liga. Já ao final do dia, o FC Porto venceu de forma confortável o Esgueira e recuperou a liderança isolada na classificação.

Os dois quartos inaugurais, de 15-25 e 23-29, garantiram à turma de Norberto Alves uma vantagem confortável ao intervalo (38-54), sobretudo à boleia do acerto de Toney Douglas e da presença do capitão Makram Rhomdhane em todo o campo.

Apesar da resposta dos anfitriões, encurtando distâncias para os 13 pontos, os bicampeões limitaram-se a gerir a vantagem até à derradeira buzina. Por isso, os parciais de 20-17 e 26-24 foram escassos para o Imortal ambicionar um desfecho diferente.

Em termos individuais, Romdhane foi o atleta mais valorizado, somando 14 pontos, 18 ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, em 32 minutos. Em simultâneo, Toney Douglas (21 pontos, três ressaltos e três assistências) e Aaron Broussard (20 pontos) foram pilares na quarta vitória consecutiva das águias para a Liga.

Do outro lado, o Imortal teve em Jake Tubbergen (21 pontos, nove ressaltos e quarto assistências) e Barnes (25 pontos e cinco assistências) as «estrelas da companhia», como é habitual.

Os algarvios são sétimos na Liga, com 23 pontos. Por sua vez, o Benfica sobe provisoriamente à liderança, com 28 pontos, mais um em relação ao FC Porto, que joga no final da tarde deste sábado, em Esgueira.

Leão cai no último segundo

O Sporting foi surpreendido, em casa, pelo Desp. Póvoa, por 78-79. Ainda que os comandados de Pedro Nuno Monteiro tenham entrado melhor no encontro, à boleia dos parciais de 22-17 e 19-15, o conjunto poveiro respondeu no segundo tempo.

Galvanizados por Clyde Trapp, Onno Steger e pelo internacional português Gonçalo Delgado, a turma de José Ricardo aplicou parciais de 16-24 e de 21-23. Nos derradeiros segundos, Trapp voou junto à linha lateral, pela esquerda, e concretizou um triplo épico.

Ainda que poste / extremo norte-americano do Desp. Póvoa tenha estado em destaque – com 20 pontos, oito assistências, seis roubos de bola e três ressaltos – o atleta mais valorizado foi Onno Steger (29 pontos, seis ressaltos, três assistências e três roubos de bola). Por sua vez, Gonçalo Delgado anotou 17 pontos, oito ressaltos e uma assistência.

Entre os leões, Yussuf anotou 14 pontos, 13 ressaltos e três desarmes de lançamento. Em simultâneo, Ekiyor (13 pontos, oito ressaltos e três assistências) e Mike Moore (nove pontos, seis ressaltos e duas assistências) estiveram entre os mais inconformados.

O Sporting está no quarto lugar da Liga, com 26 pontos, em igualdade com Oliveirense (3.ª) e Ovarense (5.ª). Em todo o caso, Sporting e Oliveirense guardam um jogo em atraso, com o Lusitânia, nos Açores.

FC Porto segura liderança

Já ao final do dia, o FC Porto foi ao campo do Esgueira vencer de forma clara, por 104-45 e, desta forma, recupera o primeiro lugar, com mais um ponto do que o Benfica e mais três do que o Sporting.

Total superioridade da equipa comandada por Pedro Sá que, ao intervalo, já tinha uma vantagem de 40 pontos, com destaque para as prestações de Anthony Barber (14 pontos), Cleveland Melvin (15) e Nuno Sá (16).

[ARTIGO ATUALIZADO]

Os resultados da 16.ª jornada

Sexta-feira:

Galomar – Oliveirense, 55-74

Sábado:

Imortal - Benfica, 84-95

Sporting - Póvoa, 78-79

Ovarense - Portimonense, 93-66

Esgueira - FC Porto, 45-104

Lusitânia - Vitória de Guimarães, 68-102