O Benfica já ganhou cerca de nove milhões de euros com a campanha na Liga dos Campeões 2005/06. Se passarem à fase seguinte, à enorme proeza desportiva os «encarnados» juntarão ainda mais 2,5 milhões.
As contas têm por base a receita estimada da Liga dos Campeões deste ano, que é de 595 milhões de euros no total, mais alta que a do ano passado. A UEFA já definiu os valores de base, que vão sendo pagos ao fim de cada eliminatória, enquanto as contas totais serão acertadas no final.
Há uma receita substancial que só fica definida no final da época, a que diz respeito à distribuição dos direitos de televisão e de contratos publicitários. Esse valor depende entre outros factores da «performance» dos clubes no campeonato nacional anterior e também na Liga dos Campeões ao longo da época.
Essa verba, que tem em conta o valor de mercado de cada país, com Portugal a receber uma quota bem inferior à Inglaterra ou Espanha, por exemplo, é dividida pelos clubes participantes de cada país, no caso Benfica e F.C. Porto. Tendo em conta os valores da época passada, admite-se que a verba para o Benfica seja na ordem do milhão de euros.
A estas verbas há que juntar as receitas de bilheteira, que são independentes do «bolo» total das verbas conjuntas da Liga dos Campeões.
Confira a estimativa do que o Benfica já ganhou:
Prémio inicial pela presença na fase de grupos: 1,6 milhões
Prémio de jogos (320 mil por cada um dos seis jogos nos grupos): 1,9 milhões de euros
Prémio pelos resultados nos grupos (320 mil euros por vitória e 160 mil por empate): 900 mil euros
Prémio pelo apuramento para os oitavos-de-final: 1,6 milhões de euros
Prémio pelo apuramento para os quartos-de-final: 1,9 milhões de euros
«Market pool»: 1 milhão de euros
O que ainda está em jogo até à final:
Presença nas meias-finais: 2,5 milhões de euros
Finalista vencido: 3,8 milhões de euros
Vencedor: 6,4 milhões de euros