Para além de moralizadora, a vitória do Benfica sobre o Gil Vicente (2-1), no passado domingo, terá sido histórica. É que não há registo de um jogo para o principal escalão em que as «águias» tenham chegado ao minuto 90 a perder, para depois virar o resultado nos descontos.

Foi esse «milagre» que o Benfica conseguiu no domingo. Diogo Viana deu vantagem ao Gil Vicente, quando estavam cumpridos 69 minutos, e o Benfica só deu a volta ao marcador no período de compensação. Lazar Markovic fez o empate ao minuto 92 e Lima garantiu o triunfo aos 93.

O Maisfutebol «queimou as pestanas» nas páginas do «Almanaque do Benfica» (produto oficial do clube, da autoria de Rui Miguel Tovar e da editora «Lua de Papel»). E a conclusão é que, embora faltem os minutos dos golos de dois jogos), não há registo de uma reviravolta assim.

Última vitória nos descontos teve assinatura de...Lima

Curiosamente, a última vez que o Benfica garantiu uma vitória nos descontos, para a Liga/Campeonato, foi com um golo de...Lima. Mas aqui as «águias» chegaram ao minuto 90 empatadas, e não em desvantagem. Um penalty de Lima, ao quarto minuto de desconto, garantiu um triunfo pela margem mínima (1-0).

Se alargarmos a pesquisa a outras competições, então a última vitória garantida «para lá da hora» foi na visita a Bordéus, para a Liga Europa. Valeu então um golo de Óscar Cardozo, ao minuto 92 (2-3), a confirmar o apuramento para os quartos de final, após a vitória por 1-0 na Luz.