A época ainda agora começou, e há muitos pontos em disputa até maio, mas o registo histórico não atenua o pessimismo de muitos adeptos benfiquistas, depois da derrota com o Marítimo (2-1), no arranque da Liga. É que só uma vez as «águias» conquistaram o título nacional depois de perderem no arranque.

Foi em 1976/77, e sem retirar mérito ao Marítimo, importa referir que nessa ocasião o Benfica perdeu com um adversário direto na luta pelo título: o Sporting. A 4 de setembro de 1976 a equipa encarnada saiu do Estádio José Alvalade derrotada por três a zero. Manuel Fernandes, Camilo e Baltasar marcaram os golos.

Foi o jogo de estreia de John Mortimore no banco do Benfica, e frente ao compatriota Jimmy Hagan, que fazia o primeiro jogo pelo Sporting, mas que já tinha treinado o Benfica (1970-1973).

Mortimore não foi feliz no início, e só conseguiu a primeira vitória no campeonato à quarta jornada, frente ao Académico de Coimbra (1-0, golo de Chalana). Na ronda seguinte o Benfica perdeu em Setúbal (2-1), mas depois embalou para 22 vitórias e apenas mais três empates, conquistando o tricampeonato com nove pontos de avanço sobre o Sporting, precisamente.

Cinco títulos sem vitória a abrir

Dos 32 títulos nacionais do palmarés do Benfica, foram 27 aqueles que começaram com vitórias. Quer isto dizer que em apenas cinco ocasiões as «águias» arrancaram em falso mas ainda assim fizeram a festa no final.

Apenas um título começou com uma derrota, conforme já referido, pelo que houve quatro que começaram com um empate:

1975/76: 0-0 com o Boavista, na Luz

1986/87: 2-2 com o FC Porto, em Braga

1990/91: 2-2 com o Sp. Espinho, em Espinho*

1993/94: 3-3 com o FC Porto, nas Antas

2009/10: 1-1 com o Marítimo, na Luz

* na 1ª jornada o Benfica venceu o Penafiel por 2-1, na Luz, mas esse jogo foi disputado em setembro. O primeiro jogo no campeonato foi a 2ª jornada, em Espinho.