O Sporting conseguiu, com os 4-0 ao Besiktas, na quarta-feira, a maior vitória da sua história até ao momento na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O bis de Pedro Gonçalves e os golos de Paulinho e Pablo Sarabia configuram o novo melhor resultado dos verde e brancos na fase principal da competição, superando as três vitórias por três golos de diferença do passado.

Uma dessas maiores vitórias até à noite de ontem tinha sido precisamente na jornada anterior, com o 4-1 na Turquia, ante o Besiktas, que é também a maior vitória fora de casa por parte do Sporting, na fase de grupos da prova.

Os outros dois êxitos por três golos de diferença na fase regular da competição tinham sido em casa. Em 2007, em Alvalade, o Sporting bateu o Dínamo Kiev por 3-0, com golos de Polga, João Moutinho e Liedson. Em 1997, o Sporting levou a melhor sobre o Mónaco, também por 3-0, com golos de Oceano, Hadji e Leandro.

Em 2017, o Sporting ganhou ao Steaua, em Bucareste, por quatro golos de diferença (1-5), mas esse jogo foi relativo ao play-off de acesso à fase de grupos da Champions.

Quatro golos pela terceira vez

A noite de quarta-feira proporcionou a terceira vez em que o Sporting marcou quatro golos num jogo da fase de grupos da prova. Já o tinha feito na jornada anterior e também ao Besiktas, além do triunfo por 4-2 na receção ao Schalke 04, em novembro de 2014.

A vitória por 16-1 ante o APOEL, na Taça das Taças de 1963/64, continua a ser a maior vitória europeia dos leões.