O Orlando Pirates anunciou nesta segunda-feira que o internacional português Luís Boa Morte deixou o clube, que lidera o campeonato sul-africano de futebol.

«Boa Morte escreveu uma carta anunciando a sua intenção de sair e o clube aceitou o pedido do jogador», escreveu o clube num comunicado deixado no seu site oficial.

Citado pela «Lusa», o presidente do clube de Joanesburgo, Irvin Khoza, disse que o atleta estava desiludido por não ser mais utilizado pelo técnico Augusto Palácios: «Ele não está a faltar aos treinos. Tivemos uma conversa e ele perguntou se podia ser libertado do contrato porque não está a ser chamado à equipa pelo treinador. Aceitámos o seu pedido e ele voltou para casa.»

Boa Morte, de 34 anos, que iniciou a sua carreira no Sporting e fez praticamente todo o seu percurso em Inglaterra (Arsenal, Southampton, Fulham e West Ham), fez apenas três jogos durante os quatro meses que esteve na África do Sul.

Também o guarda-redes brasileiro Gertulio Vargas, de 29 anos, que passou pelo Vitória de Setúbal na época passada, deixou os «Buccaneers», alegando motivos pessoais.