Pedro Henriques foi o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem para o jogo mais importante do campeonato, o jogo que pode atribuir o título ao Benfica. Uma partida de níveis emocionais terríveis. «Ao contrário do que os árbitros costumam dizer nestas alturas, este não é um jogo normal», referiu. «É um jogo muito especial e só posso olhar para ele com um sentimento de grande responsabilidade».
O árbitro recebeu a notícia que fora o escolhido para o Boavista-Benfica ontem através de um telefonema de Luís Guilherme. «O presidente costuma enviar as nomeações para os árbitros por mail, mas em jogos especiais faz questão de telefonar aos árbitros para lhes desejar pessoalmente boa sorte», conta. «Quando atendei o telefone e sou da nomeação fiquei logo satisfeito pela prova de confiança».
Agora que a notícia foi tornada pública, Pedro Henriques diz que vai tomar certas medidas especiais. «Vou sobretudo resguardar a minha imagem. Vou por exemplo tentar andar o mínimo possível na rua, passar mais tempo em casa para evitar o contacto público. É normal em jogos desta importância as pessoas gostarem de mandar a sua boca, tentarem pressionar, por vezes chegam a ser inconvenientes, e por isso é importante resguardar-te e embrulhar-me de certa forma num ambiente de grande tranquilidade». Certos prazer vão ter de ser adiados para a próxima semana. «Vou deixar de jantar fora, vou deixar de andar de bicicleta que é um desporto que me apaixona, vou deixar de passear na rua, enfim».
O oficial do exército vai continuar a ir trabalhar todos os dias, mas diz que a sua vida vai quase resumir-se ao quartel, casa e ao estádio onde treina. Por falar em treino, Pedro Henriques conta nesta conversa com o Maisfutebol o que vai alterar nos treinos diários. «Procuro adaptar os treinos aos horários e aos dias dos jogos. Vou fazer um esquema de trabalho de maneira a potenciar a minha capacidade física para domingo às 19.15 horas. É uma adaptação fisiológica até porque o aspecto físico é talvez o meu maior trunfo», sublinha. «De resto, vou observar vídeos das duas equipas, embora já esteja por dentro do que Benfica e Boavista fazem, mas vou fazer um trabalho de observação dos jogadores, da forma como se movimentam, como jogam, enfim».
«Lesão já está ultrapassada»
Pedro Henriques não tem tido uma época fácil. Duas lesões obrigaram a parar por duas vezes, seis semanas entre Setembro e Outubro, e mais seis semanas entre Fevereiro e Março. As lesões obrigaram-no a fazer apenas dez jogos esta temporada. Apesar disso, o árbitro afirma-se no pleno usufruto das suas faculdades. «Nas últimas semanas fiz três jogos seguidos, entre eles o Sp. Braga-Sporting que foi um jogo muito importante. Senti-me bem em todos eles. Além disso fui obrigado a fazer provas físicas para mostrar que estava bem, fi-las e fui aprovado, portanto estou bem fisicamente. Tecnicamente também está tudo bem. Sou árbitro profissional há quinze épocas, portanto não tenho problemas nenhuns em relação a esse aspecto».