A Bósnia-Herzgovina cumpriu neste final de tarde o seu papel na penúltima jornada do Grupo G de apuramento para o Mundial 2014 e goleou o Liechtenstein por 4-1. A seleção dos balcãs é líder do grupo e colocou ainda mais pressão sobre a Grécia de Fernando Santos, que ainda joga nesta sexta-feira com a Eslováquia.

A vitória bósnia começou a ficar definida cedo. Ao intervalo já a seleção da casa tinha feito os seus quatro golos: dois de Dzeko e os outros foram de Misimovic e Ibisevic. A seleção visitante marcou o «golo de honra» por Hasler já na última meia hora.

Com este resultado da Bósnia, a Grécia tem obrigatoriamente de vencer esta noite a Eslováquia para voltar a igualar os bósnios em pontos e continuar ainda a poder chegar ao primeiro lugar do grupo. Mas a diferença entre golos marcados e sofridos colocava a Bósnia líder à entrada para esta sexta-feira com um saldo de 20, contra 5 da Grécia. A Bósnia tem agora um saldo de 23.

Esta diferença de golos deverá fazer com que, para que a Grécia consiga ficar em primeiro do grupo, a Bósnia tenha de perder pontos na deslocação à Lituânia da última jornada. E a seleção orientada por Fernando Santos tem, claro, de vencer o Liechtenstein. À Bósnia, por isso, basta fazer o mesmo resultado dos gregos na última ronda (contando que a Grécia vença hoje a Eslováquia).

No terceiro jogo deste Grupo G desta sexta-feira, a Lituânia venceu a Letónia por 2-0.