O Qashqai, o recente crossover da Nissan, foi eleito carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2008, a que junta o título de familiar do ano, na versão com motorização turbodiesel 1.5.

Carros: Vem aí novo sistema de segurança para combater roubos

Considerado em Maio de 2007 como o automóvel mais seguro das estradas europeias, de acordo com a avaliação do EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Veículos Novos), o Qashqai alcançou no final de Novembro do ano passado, o marco histórico de 100 mil unidades vendidas na Europa, apenas nove meses após o início de comercialização (em Março de 2007).

Mais 40% no volume de vendas

«O ano de 2007 foi particularmente activo para a Nissan em Portugal», como afirma Diogo Jardim, Brand Director da marca. Por isso, garante que «o plano de negócio da marca para Portugal irá permitir, por todas estas razões, um aumento, face ao período homólogo, de 40% no volume de vendas até ao final do nosso ano fiscal 2007, que acaba em Março próximo».

Este crossover da Nissan está disponível no mercado nacional com tracção 4x2 e 4x4 e quatro opções de motorização: dois motores a gasolina e dois motores turbodiesel, com potências entre 106 e 150 cv e preços a partir de 21.750 euros.

Recorde-se que esta é a terceira vez que um produto Nissan é escolhido para Carro do Ano em Portugal. O Nissan Micra foi, em 1985, o primeiro automóvel a ser eleito, na primeira edição deste troféu. Depois foi a vez do Nissan Primera, em 1991, e agora regista-se a eleição do Qashqai.