Paulo Sérgio não vai estar no banco do Sporting no derby com o Benfica, agendado para a próxima segunda-feira. O treinador leonino foi suspenso por 10 dias, no seguimento da expulsão em Olhão, confirmou a Liga de Clubes.

Nuno Valente, adjunto, foi suspenso pelo mesmo período de tempo. O defesa Evaldo que completou uma série de cinco cartões amarelos no empate com o conjunto algarvio, também não joga com o Benfica.

Paulo Sérgio foi punido por infracção do artigo 89 do Regulamento Disciplinar, que fala em «lesão da honra e reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros». A suspensão foi determinada ao abrigo do artigo 109.1, que diz: «Os dirigentes que praticarem os factos previstos no nº 1 do artigo 89 contra os membros dos órgãos da estrutura desportiva, elementos da equipa de arbitragem, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos ou espectadores são punidos com pena de suspensão de um mês a um ano e multa de 1000 euros a 10 mil euros.»

Contudo, por ser treinador, a pena foi reduzida, tendo em conta o artigo 137.1: «Os treinador e auxiliares técnicos que pratiquem as infracções previstas nos artigos 102 a 113 são punidos com as penas nelas estabelecidas, sendo as penas de suspensão reduzidas a um quarto.»

Nesse sentido, a pena inicial de Paulo Sérgio e Nuno Valente seria de 40 dias, sendo reduzida para 10 por se tratarem de treinadores.

O castigo tem início no dia seguinte ao jogo e termina, portanto, na próxima quarta-feira. Paulo Sérgio pode recorrer do castigo, mas essa decisão não tem efeitos suspensivos.

[artigo actualizado]