O triunfo do Barcelona ante o Liverpool, esta quarta-feira, por 3-0, na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, estabeleceu mais alguns números para a história do futebol e desafios ao que aí vem no futuro, sobretudo para a equipa de Jurgen Klopp.

E tudo muito às custas do argentino Lionel Messi, que bisou na partida para fixar o resultado inaugurado por Luis Suárez. Messi alcançou, com os dois tentos, os 600 golos da carreira e, para tal marca, precisou de exatamente 14 anos: o primeiro desta longa lista foi, exatamente, a 1 de maio de 2005, ante o Albacete.

De resto, esta derrota de 3-0 implica mesmo um desafio à história do futebol e na Liga dos Campeões, que o Liverpool agora enfrenta. De acordo com o PlaymakerStats, e apesar de já várias equipas terem revertido desvantagens de três golos numa eliminatória, nunca um clube conseguiu reverter, em específico, a desvantagem motivada por uma vitória caseira de 3-0 na Champions, em dez ocasiões que tal já aconteceu. Tem agora a palavra a equipa de Anfield.

Contudo, se a história das vitórias caseiras por 3-0 na primeira mão pode colocar a história a favor dos catalães, a verdade é que o Liverpool, em três eliminatórias a duas mãos contra o Barcelona, nunca foi eliminado.

Ainda com o triunfo desta quarta-feira, o Barcelona aumentou a série caseira de jogos sem perder em casa para a Liga dos Campeões: são agora 31 e ninguém fez melhor. Os números representam 28 vitórias e três empates.

Um jogo em que Luis Suárez consumou os 500 golos do Barcelona na liga milionária, sendo que o uruguaio já tinha sido o autor do golo 400 do clube na prova, a 15 de abril de 2015, ante o Paris Saint-Germain. O golo 100 foi de Rivaldo, em 2004, o tento 200 foi de Eidur Gudjohnsen, em 2006, enquanto Messi apontou o golo 300, em 2011.

Voltando a Messi, além do golo 600 da carreira, o internacional argentino aproximou-se de um registo de Raúl, antigo avançado do Real Madrid: o espanhol marcou a 33 adversários diferentes na Champions e Messi, com a estreia a marcar ao Liverpool, aumenta para 32 os emblemas a quem já marcou.