A próxima edição da Volta a Itália em bicicleta vai partir de Turim, anunciou esta segunda-feira a organização da prova, que decorrerá entre 4 e 26 de maio de 2024.

No dia em que desvendou as primeiras três etapas – o percurso completo será apresentado na sexta-feira -, a organização do Giro detalhou que a primeira tirada desta 107.ª edição começará em Venaria Reale, perto do estádio da Juventus, com os ciclistas a percorrerem 136 quilómetros até o centro de Turim.

O pelotão da "corsa rosa" volta, assim, a partir de Turim, três anos depois de o Giro ter tido início naquela mesma cidade, com o diário desportivo italiano Gazzetta dello Sport, "parceiro" da organização, a destacar que se trata de uma homenagem da prova às vítimas do acidente aéreo de Superga, no dia em que se assinala o 75.º aniversário da tragédia na qual morreram 31 pessoas, incluindo quase toda a equipa do Torino, jornalistas e dirigentes do clube.

Nessa época, o ‘Grande Torino’ era uma das melhores equipas do mundo, com quatro títulos de campeão de Itália conquistados entre 1946 e 1949, mas teve um fim trágico, com a morte de quase todos os seus futebolistas.

O avião que transportava a equipa de Turim desde Lisboa, de onde regressava depois de um particular com o Benfica, despenhou-se sobre a Basílica de Superga, situada a 670 metros de altitude, perto de Turim.

A segunda etapa, vai ligar San Francesco al Campo ao Santuário di Oropa, nos Alpes italianos, e a terceira será entre Novara e Fossano, ainda na região do Piemonte.

A Volta a Itália deste ano foi histórica para Portugal, com João Almeida (UAE Emirates) a tornar-se no primeiro ciclista nacional a terminar a ‘corsa rosa’ no pódio, ao ser terceiro atrás do campeão esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do ‘vice’ britânico Geraint Thomas (INEOS).