Claude Puel foi convidado para treinar o F.C. Porto na noite de quinta-feira. O treinador do Lille recusou o convite, segundo revela o site oficial do clube francês.
O comunicado do Lille historia o processo, relatando que a proposta surgiu «antes da oficialização da saída de Del Neri», a qual aconteceu na madrugada de sexta-feira para sábado. «Na sexta-feira de manhã Claude Puel informou a direcção do Lille desta oportunidade», explica o Lille: «Desejando preparar nas melhores condições o primeiro jogo do campeonato francês com o Auxerre, Claude Puel, depois de ter conversado com Michel Seydoux (presidente do Lille) adia a entrevista com os dirigentes do Porto, vindos especialmente a França para o convencer, para o jantar, no sábado à noite, após o jogo.»
«O Lille e Claude Puel estão honrados com a atenção que lhes dá um clube da envergadura do F.C. Porto», prossegue o comunicado, que elogia depois a decisão do seu treinador: «Apesar do inegável desafio desportivo e do interesse económico incomensurável de tal proposta para todas as partes, Claude Puel decidiu respeitar os princípios de fidelidade e honra que guiaram toda a sua carreira, confirmando o seu compromisso com o Lille, os seus jogadores, a sua direcção e os seus adeptos».
O comunicado termina com um «agradecimento ao F.C. Porto pela atenção dispensada» ao seu treinador e pela «discrição com que agiu», e com a intenção de que esta situação contribua para o sucesso do Lille.
O clube de Puel, que venceu o Auxerre na estreia do campeonato francês, é curiosamente o adversário do U. Leiria na final da Taça Intertoto, com a primeira mão marcada para França, na próxima terça-feira.
Puel foi treinador do Mónaco, onde orientou Costinha e conquistou o título francês em 2000, tendo sido ainda como jogador companheiro de Rui Barros no clube do Principado.