O presidente russo, Vladimir Putin, considera que as detenções de dirigentes e ex-dirigentes da FIFA se trata, de uma manobra dos Estados Unidos para tirar Joseph Blatter da presidência do organismo.

«É uma clara tentativa de bloquear a reeleição de Blatter como presidente da FIFA e uma muito séria transgressão dos princípios de como funcionam as organizações internacionais», disse o governante russo.

Putin acusou ainda os Estados Unidos de tentarem «impor a sua jurisdição em outros países». «Se calhar algum deles violou alguma lei, não sei, mas os Estados Unidos não tem nada a ver com isso. Estes dirigentes não são cidadãos norte-americanos. E se algo aconteceu, não aconteceu em território dos Estados Unidos», concretizou.

Na opinião do presidente da Rússia, as eleições de sexta-feira devem manter-se e Blatter, que concorre a um quinto mandato, tem todas as possibilidades de ser reeleito. «Também sabemos que lhe foram feitas pressões para proibir a realização do Mundial2018 na Rússia», acrescentou Vladimir Putin.