Jorge Luís Pinto é o actual seleccionador da Costa Rica, que esta terça-feira defronta a Espanha em jogo de carácter particular. Dizem que pelo modo como faz as suas equipas jogar se parece com Fabio Capello, mas o colombiano revelou que se identifica muito mais com José Mourinho, de quem é fã.

Todas as notícias do futebol espanhol

Questionado sobre o estilo de jogo de Real Madrid e Barcelona, este muito semelhante ao que a «Roja» pratica, Pinto não tem dúvidas e garante que prefere seguir o modelo da equipa orientada pelo português e o trabalho que este faz.

«Diria que estou mais perto do Mourinho do que do Guardiola, sem descartar a ideia da posse de bola que tem o Barcelona. Mas partilho mais dos conceitos tácticos e da metodologia de trabalho com bola do Mourinho. Tudo aquilo que ele faz tacticamente já o faço há 15 anos. Já li dez mil vezes o seu livro e identifico-me muito com ele. Seria absurdo dizer que não gosto do Guardiola porque ele é brilhante, o melhor, mas tacticamente Mourinho trabalha melhor os conceitos do que ele. Mourinho é mais estratega e táctico», justificou, citado pelo jornal «Marca».

O treinador de 53 anos, também ele com um forte carácter e acusado de manter grande nível de exigência, confessou que um dos seus sonhos é tirar uma fotografia com José Mourinho e trocar com o português algumas impressões sobre o futebol.

Mais sobre Mourinho