O recém-chegado Ronaldo, após ter estado recolhido e vigiado pela equipa Técnica e Veterinária do Zoo Santo Inácio, de forma a assegurar a sua saúde e bem-estar, conhece agora o seu novo habitat. Um amplo e retangular espaço de forma a estimular a corrida e construído propositadamente a pensar no seu conforto e características físicas.

A adaptação da Chita macho ao Zoo Santo Inácio tem sido muito boa. Faz duas refeições por dia, alternando entre carne de vaca, frango e coelho preferindo, segundo a equipa Técnica e Veterinária do Zoo - coelho.

A Chita é um animal predador que caça as suas presas através de perseguições a alta velocidade, consegue atingir os 115 a 120 km/h em curtos períodos de cada vez, sendo o mais veloz de todos os mamíferos terrestres.

Com uma população estimada em cerca de 12 mil animais, a Chita encontra-se, segundo o IUCN, ameaçada na categoria de Vulnerável, sendo as principais causas da ameaça a perda de seu habitat e os conflitos com produtores de gado.

O Ronaldo chegou ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, ao abrigo do Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), coordenado pela Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), reforçando assim a Missão de Preservação de Espécies Animais, em especial as que se encontram em vias de extinção.