O presidente do Grupo Optimize Investimento, sociedade que se dedica à gestão de activos, que entrou agora no mercado português, acredita que o abrandamento na Europa deverá arrastar-se até 2010.

No entanto, considera que «os Estados Unidos vão recuperar mais rapidamente. Todos os investidores estão já a olhar para esse mercado com o objectivo de fazer os seus investimentos», salientou aos jornalistas José Santos Teixeira.

O responsável admitiu ainda que os períodos de crise são cíclicos: «De 5 a 7 anos há uma crise nos mercados, mais ou menos importante», referiu antes de frisar que «o plano Bush vai ajudar à recuperação mais rápida da crise, que é sobretudo financeira».

José Santos Teixeira foi ainda peremptório quanto à entrada desta nova gestora no mercado, numa altura de crise: «não é o timming ideal, já que estamos a viver uma crise». No entanto, «considero que vamos ser prudentes e como temos a possibilidade de estarmos presentes nesta fase, queremos estar», acrescentou o presidente do grupo.

Já o administrador delegado, Diogo Santos Teixeira, referiu que «não estamos numa recessão completa. Vão haver alguns trimestres negativos, mas o conjunto da crise vai custar cerca de 2% ao ano (em termos de crescimento), nos próximos dois anos».

O mesmo responsável disse ainda que «não há lugar para mais descidas no mercado de acções excepto no sector financeiro, que ainda pode trazer algumas más surpresas».