A Marks and Spencer anunciou novos fechos de lojas. O grupo britânico de distribuição vai fechar 25 pequenas lojas de alimentação e duas grandes lojas, no Reino Unido, depois dos dados decepcionantes do Natal.

Estes encerramentos implicam o fim de 780 empregos, o que vem juntar-se às 450 supressões já anunciadas.

No entanto, o presidente do grupo defende a boa situação: «não acho que o Natal tenha sido assim tão mau. É preciso ver os números. Vieram tantos clientes como no ano passado e até compraram mais, simplesmente os preços estão mais baixos, porque queremos dar valor aos clientes. Por isso, as vendas caíram e o lucro vai cair também, mas os clientes estão satisfeitos», cita a «Euronews».

Vendas de roupa descem 6,5%

As vendas globais caíram 1,2 por cento no período do Natal, mas esta quebra fez-se sentir sobretudo no Reino Unido, em particular nas vendas de roupa, que estiveram a descer 6,5%.

O representante da associação de retalhistas prevê um ano difícil: «as condições vão ser muito difíceis para os comerciantes em 2009. Vai ter que haver descontos, vão ter que rever todos os aspectos do negócio, vão ser perdidos novos empregos e vai haver falências em 2009, como aconteceu já no ano passado».

Apesar dos números pouco favoráveis, a venda de comida nas lojas Marks and Spencer teve um recorde no dia 23 de Dezembro, com a preparação da ceia de Natal.