O secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson, avançou que nunca foi tão necessário encontrar «soluções comuns para fazer frente à crise», disse após a reunião do Grupo dos Sete países mais industrializados (G7).

«O G7 conseguiu uma parceria e uma cooperação internacional sólidas. Nunca foi tão importante encontrar soluções colectivas para garantir a estabilidade e a eficácia dos mercados financeiros e restabelecer a saúde da economia mundial», garantiu.

A verdade é que os G7 publicaram ontem em Washington um «plano de acção» de cinco pontos para fazer frente à crise internacional, no qual os seus membros se comprometem a impedir qualquer falência de bancos.

Para o mesmo responsável é importante que este plano «dirija as políticas individuais e colectivas para garantir liquidez nos mercados, reforce as instituições financeiras, proteja as famílias e reforce as protecções oferecidas aos investidores».

Paulson disse ainda que «as condições encontradas nos mercados financeiros mundiais são muito difíceis», portando «há que agir».