O Ministro do Desporto de Itália considera que Cristiano Ronaldo violou o protocolo sanitário ao deixar o país para integrar o estágio da seleção portuguesa.

«Se Ronaldo violou o protocolo anti-Covid ao viajar e regressar de Portugal? Sim, penso que sim. Se não existiam autorizações específicas da autoridade sanitária», afirmou Vincenzo Spadafora, aos microfones da Rai Radio Uno.

Questionado também sobre um eventual regresso do público aos estádios, o ministro explicou que foi pedida uma autorização para 25 por cento da lotação dos estádios, mas adiantou que tal não será possível, uma vez que é preciso controlar a curva epidemiológica até meados de novembro.

De recordar que a Procuradoria de Turim decidiu abrir uma investigação, sem indícios de crime, depois de vários jogadores da Juventus terem «furado» o isolamento de forma a integrarem as respetivas seleções nacionais.

A Ansa, agência de notícias de Itália, antecipou então a aplicação de uma multa (que pode ascender a mil euros) aos jogadores em causa: Cristiano Ronaldo, Bentancur (Uruguai), Cuadrado (Colômbia), Danilo (Brasil), Dybala (Argentina) e ainda os italianos Buffon e Demiral, que saíram do hotel para ir para casa.

Cristiano Ronaldo teve um teste positivo à covid-19 já durante o estágio da Seleção Nacional, no início da semana, e na passada quarta-feira regressou a Turim num avião-ambulância.

em atualização