Há falta de «informações e assistência», em caso de atrasos de voos, cancelamentos ou bagagens perdidas, por parte de muitas companhias aéreas de todo o mundo, segundo um inquérito da Deco Proteste realizado a mais de 10 mil passageiros. A TAP está a 15 lugares do fim da lista.

Depois de a nuvem de cinzas oriunda do vulcão da Islândia ter paralisado o espaço aéreo europeu, muitos passageiros viram os seus voos cancelados. A Proteste explica que estas foram «circunstâncias excepcionais» previstas no regulamento europeu. Mas que caso a pessoa «decida não viajar» tem direito ao reembolso do bilhete e a assistência na espera de um voo alternativo.

Em 84 transportadoras, a TAP está no 69º lugar no grau de satisfação dos passageiros. E a SATA fica três pontos atrás, numa avaliação que vai dos 0 aos 100 pontos. A melhor classificação vai mesmo para a Singapore Airlines, de Singapura (88 pontos) e nos últimos lugares estão duas companhias espanholas, a Ibéria, com 63 pontos e a Spanair, com 62 pontos.

Dos 150 aeroportos analisados, Singapura figura mais uma vez no primeiro lugar, com 86 pontos. O aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto é o aeroporto português que mais satisfaz os passageiros. Não inclui, por pouco, o top 10 da lista: está na 11ª posição, com 79 pontos.

Mais atrás ficam o aeroporto do Funchal, Faro e Horta, com 70 pontos. O pior desempenho vai para o aeroporto de Lisboa que ocupa a 109ª posição e para o aeroporto de Porto Santo que ocupa o 119º lugar, com 65 pontos, menos um do que a capital portuguesa.