O Corinthians desistiu, nas últimas horas, de tentar contratar Elias, neste último dia de inscrições no Brasil para jogadores que não estejam a atuar naquele país. Isto depois do Sporting, de acordo com o «Globo Esporte», ter voltado a subir a parada, para algo como oito milhões por 50% dos direitos do jogador. Pouco depois, o Flamengo também anunciou que abandonou as negociações.

Primeiro foi o Corinthians a atirar a toalha ao chão: «Estão encerradas as negociações entre Corinthians e Sporting para a contratação do volante Elias. Depois de longas tentativas, a proposta final do clube português foi de 8 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do jogador, sendo 4 milhões em dinheiro e 4 milhões em [partes] percentuais de jogadores do Corinthians. O Sporting ainda ficaria com metade do valor de futura venda», disse o clube de São Paulo, em comunicado.

O Timão afirma que tentou «encontrar formas de diminuir o valor para a proposta inicial (4 milhões de euros por metade dos direitos) ou viabilizar a contratação por empréstimo», mas, face à recusa do Sporting, diz que "se vê obrigado a deixar as negociações pelo atleta", cujo passe pertence em 50 por cento ao fundo Quality Football Ireland Limited, de Peter Kenyon, empresário britânico que foi diretor geral do Chelsea e do Manchester United.

«Na certeza de que Corinthians, jogador e o pai do atleta fizeram o possível para que a transação acontecesse e tendo em vista o iminente fechamento da janela de transferência, o Corinthians se vê obrigado a esclarecer a situação», conclui o comunicado.

O internacional brasileiro, que chegou ao Sporting em agosto de 2011, proveniente do Atlético de Madrid, a troco de quase nove milhões de euros, é a mais cara contratação de sempre do clube e tem estado a treinar com a equipa B, depois de ter sido emprestado ao Flamengo em 2013.

No início da presente temporada, o Sporting procedeu a uma grande redução de custos, nomeadamente com o plantel principal, chegando a acordo para rescisões de contratos, nuns casos, e diminuição de salários, noutros, mas Elias e o clube não se entenderam nesta matéria.

A janela de transferências para o Brasil termina hoje, daqui a algumas horas. O Corinthians enviou duas propostas para tentar contratar o jogador - uma por empréstimo e outra pela compra dos direitos económicos de Elias.

O Flamengo ainda fez um último esforço, mas também acabou por desistir, pela voz de Wallim Vasconcellos, vice-presidente para o futebol do clube carioca. «Infelizmente não deu. O Elias não vem mais e podemos esquecer isso», destacou o dirigente que se encontra no Equador a acompanhar o Flamengo para o jogo de quarta-feira, com o Emelec, para a Taça Libertadores.