A Energias do Brasil, subsidiária da EDP, e a MPX Energia, empresa do Grupo EBX, celebram esta sexta-feira, o início das obras para a instalação da central termoeléctrica Porto do Pecém, em Ceará, no Brasil.

Está central termoeléctrica de Pecém terá capacidade instalada de 720 megawatts e exigirá um investimento total de cerca de 1,2 mil milhões de dólares (765 milhões de euros).

«Cerca de 4,5 mil pessoas serão empregadas directa e indirectamente durante a fase de construção do empreendimento», informa a empresa em comunicado.

«O nosso objectivo é apoiar o desenvolvimento sustentável da região e do Brasil. Este projecto representa um importante passo para a diversificação da matriz eléctrica e energética do Brasil, assim como o início da fase de construção e montagem de um dos principais projectos do portfolio da MPX», disse o presidente da empresa, Eduardo Karrer.

Ainda no âmbito do projecto Porto do Pecém, estão a ser desenvolvidas diversas parcerias sócio-ambientais no Estado, entre elas, o apoio financeiro para a ampliação da infra-estrutura e manutenção do Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante.

As obras começam neste mês de Julho e o início da operação está previsto para 2011.