A empresa norte-americana Horizon valorizou mil milhões de euros no prazo de um ano, ou seja desde a aquisição da eólica pela EDP até à Oferta Pública Inicial (IPO) da EDP Renováveis.

Os cálculos foram feitos pelo administrador financeiro da empresa (CFO), Rui Teixeira, que acrescentou que, do investimento total previsto de 11 mil milhões de euros até 2012, a EDP Renováveis vai aplicar cinco mil milhões só nos Estados Unidos da América.

«Não estamos nada arrependidos da nossa aquisição», disse na Conferência Internacional «Portugal/UE e os EUA: Novas Perspectivas Económicas Num Contexto de Globalização», que decorreu esta sexta-feira na Universidade de Direito de Lisboa.

«Os EUA oferecem rentabilidades e permitem uma diversificação no portefólio que não seja apenas operacional, mas, acima de tudo, regulatória, dado haverem cinco mercados liberalizados nos EUA», acrescentou Rui Teixeira, referindo que, a par da China, a maior economia do mundo é igualmente um dos mercados de maior potencial de crescimento eólico.

O CFO da EDP Renováveis acrescentou ainda que «estarmos presentes em mais de 25 estados norte-americanos, é mais do que estarmos em 25 países europeus».

As acções da empresa seguem esta sexta-feira a perder 2,01% para os 7,32 euros.