Do Qatar, Xavi tem vista privilegiada para o Clásico de sábado, em Madrid. Real e Barcelona vão estar frente a frente, quando ainda não se sabe se Leo Messi poderá ir a jogo.

O antigo médio dos catalães, lenda viva da instituição, admite que ganhar no Santiago Bernabéu sem Messi é «tarefa difícil». E aproveita para elogiar o talento «único» do esquerdino, sem se esquecer de Cristiano Ronaldo.

«Messi é o melhor futebolista na melhor era do futebol. Mas não seria tão bom se não existisse Cristiano Ronaldo e não teria ganho tantas Bolas de Ouro», afirmou Xavi, em entrevista à ESPN.

«Se Messi não jogar, as equipas ficam com um nível similar. Sem ele é muito, muito difícil ganhar em Madrid. Mas o Barça está bem e pode fazer um bom jogo».

Xavi completou o elogio a Cristiano Ronaldo. «Digo o mesmo: se não fosse Messi, não seria tão bom. São dois goleadores tremendos e a principal diferença está na influência que cada um tem no futebol da equipa».

E como é Messi na intimidade do balneário?

«Tímido. Mas quando se sente à vontade, com confiança, é dos mais brincalhões no plantel. É engenhoso e tem um humor irónico. É muito inteligente».