Louis Van Gaal é uma figura incontornável no mundo do futebol e a sua aventura em Inglaterra, no comando técnico do Manchester United, tem dado pano para muitos comentários de personalidades ligadas ao desporto.

A última delas foi Xavi Hernández. O médio espanhol, atualmente no Al-Sadd do Qatar, foi lançado pelo técnico holandês no Barcelona, e recordou, em entrevista à ESPN, os tempos em que Van Gaal estava em Camp Nou.

"Ele é uma boa pessoa, um treinador muito bom. Tem um carácter forte, mas está mais tranquilo na Premier League porque tem menos pressão. Está muito mais calmo do que quando estava no Barça ou no Bayern Munique. É honeste, metódico e um verdadeiro perfecionista. É muito exigente e determinado e procura alcançar os níveis mais altos possíveis», começou por dizer o espanhol, sublinhando.

«Depois de dois dias de trino, pensei "Quem é este idiota?". Uma semana depois pensei "Ele está certo". Ficará sempre no meu coração o Louis Van Gaal», referiu, abordando também a situação do antigo colega Victor Valdés, afastado da equipa principal dos red devils por ordem do técnico holandês.

«São duas personalidades fortes, mas é uma situação complicada para o Victor. Vamos esperar que ele encontre uma solução rápido. Estou triste por ele. É um grande profissional, uma boa pessoa. Está a treinar e a trabalhar duro e vai regressar ao futebol. É melhor para o Victor jogar futebol», frisou.

No Barcelona, Van Gaal fazia-se acompanhar do português José Mourinho. Muitos diziam que se tratava apenas de um tradutor, mas Xavi negou que assim fosse.

«Tretas. Ele era o adjunto, alguém que entendia a filosofia do Barça, onde partilhou muitas das mesmas características de Van Gaal. Era muito respeitado pelos jogadores. Treinou-nos várias vezes sozinho no Barça B e era excelente. Fiquei surpreendido por ter ficado conhecido por outro tipo de futebol, mais defensivo, porque não era assim connosco», revelou.