Entre 35 Ligas europeias, o FC Porto é a equipa que menos oportunidades concede no último terço.

Essa é a conclusão de um estudo do Observatório do Futebol (CIES), que analisou jogos das ligas domésticas, disputados entre 1 de julho e 11 de novembro de 2019.

A pesquisa pretende estabelecer um ranking de domínio territorial, e para tal calculou o rácio entre oportunidades criadas e oportunidades concedidas no último terço. Neste capítulo a liderança é do Manchester City, de Pep Guardiola, com uma média de 210 passes realizados no último terço, por jogo, e apenas 59 concedidos (rácio de 3.55).

Segue-se o Ajax (3.43), depois o Glasgow Rangers (3.03), adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, e na quarta posição o Shakhtar Donetsk de Luís Castro (2.88).

Benfica e FC Porto surgem na 15.ª e 16.ª posição, respetivamente. As águias têm uma média de 135 passes no último terço, por jogo, e concede 62 (rácio de 2.17). Os dragões perdem para o rival nos passes conseguidos no último terço (116), mas os passes concedidos (54) acabam por compensar (rácio de 2.16).

Refira-se, de resto, que o FC Porto é a equipa com menos passes concedidos no último terço (54), seguida de perto pelo Olympiakos de Pedro Martins (56).

De realçar ainda que há apenas oito equipas com menos passes conseguidos no último terço do que Marítimo e Vitória de Setúbal (66), sendo que logo a seguir surgem Belenenses (68) e Boavista (69).