O professor de economia da universidade americana de Columbia, Ricardo Reis, afirmou hoje que se vai assistir a «uma brutal volatilidade» no sistema financeiro nos próximos dois a três dias e admitiu que «alguns bancos podem falir».

Em causa está o chumbo do chamado plano Paulson, desenhado pelo secretário de Estado do Tesouro dos EUA, para ajudar com 700 mil milhões de dólares a salvar os mercados financeiros do colapso.

«Estamos perante um cenário muito mau. O plano original do secretário do Tesouro, Henry Paulson, era muito mau, melhoraram-no, pois era preciso fazer alguma coisa para passar no Senado », disse à agência «Lusa» Ricardo Reis, ao telefone a partir da universidade de Columbia, em Nova Iorque.

O economista referiu ainda se tem assistido nos últimos dias a «uma extrema irresponsabilidade», adiantando que a volatilidade «vai ser brutal».

«Na última semana os mercados financeiros apresentaram uma enorme volatilidade e isso não é saudável, nem normal», salientou. Ricardo Reis defendeu também que é preciso «fazer alguma coisa» e acabar com esta situação «de forma responsável».