O MOMENTO:
Benfica:
O Benfica vem numa sequência admirável: tem só três vitórias seguidas, mas nos últimos dezasseis jogos, de resto, venceu catorze, empatou um e perdeu um. Para além disso ganhou em Alkmaar e parte na frente da eliminatória. O jogo desta quinta-feira pode ser histórico, de resto: o Benfica pode tornar-se a equipa mais vencedora da Liga Europa (24 triunfos) e mais goleadora (65 golos).

AZ Alkmaar:
Quatros jogos sem ganhar (dois empates e duas derrotas) não auguram nada de bom para um AZ Alkmaar que precisa de regressar às vitórias. A formação de Dick Advocaat já foi eliminada da Taça da Holanda e está num modesto sétimo lugar da liga holandesa. A Liga Europa podia apresentar-se como última hipótese para salvar a época, mas há que pensar ainda nos play-off da liga holandesa.

DISCURSO DIRETO
Jorge Jesus:
«Teres conseguido um resultado melhor no primeiro jogo, não te dá margem para pensar que és melhor. De certeza que o treinador do AZ Alkmaar não pensa que por ter perdido o primeiro jogo por 1-0 não pode amanhã dar a volta, da mesma maneira que os jogadores do Benfica não pensam que por terem ganho por 1-0 na primeira mão são melhores que o adversário.»

Dick Advocaat:
«A responsabilidade está do lado do Benfica. Nós perdemos em casa, por isso vimos fazer o nosso futebol, jogar abertos e sem nada a perder. Quem tem a perder é o Benfica, que está em vantagem. Nós acreditamos que podemos marcar. Medo do Benfica? Vamos jogar com quatro defesas, mas não vamos ter medo nem vamos jogar à defesa. Como já disse, não temos nada a perder.»

AUSÊNCIAS:
Benfica:
Ruben Amorim (lesionado), Maxi Pereira e Gaitán (castigados)

Az Alkmaar:
Simon Poulsen e Roy Beerens (em dúvida por lesão)

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
O Benfica só jogou uma vez com o AZ Alkmaar: há precisamente uma semana, na vitória por 1-0 em Alkmaar. O histórico de confrontos com adversários holandeses, esse, é bem maior: 22 jogos, com nove vitórias, oito empates e cinco derrotas. O saldo é positivo, portanto, mas é impossível esquecer que uma das derrotas mais difícies da história do Benfica foi frente ao PSV, na final de Estugarda. A derrota mais difícil da história do AZ Akmaar, essa, também foi frente a um rival português: no caso o Sporting, quando foi afastado da final da Taça UEFA de 2005.

EQUIPAS PROVÁVEIS:
Benfica:



AZ Alkmaar: