A Agência Financeira falou com o vice-presidente da associação, Jorge Figueiredo, e quis saber porque não existem mais automóveis a gás natural em Portugal. A resposta foi simples e directa: «Porque existem apenas cinco postos de abastecimento no País», disse.
Destes cinco, apenas um é de serviço público e fica situado em Braga. Os restantes quatro são de serviço privado: em Lisboa (serviço privado da Carris), Porto (serviço privado da STCP), Aveiro (serviço privado da SMA) e S. João da Talha (uso privado da Valorsul).
As principais frotas existentes no País são precisamente as da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), Carris de Lisboa, Transportes Urbanos de Braga (TUB), Valorsul e Moveaveiro, sendo que algumas autarquias também dispõem de veículos a gás natural.
Associação acusa petrolíferas
«Só não existem mais postos de abastecimento porque as petrolíferas não têm interesse nisso», denuncia o responsável. «Não acredito que abram mais postos, a não ser que sejam obrigados por medidas governamentais. As petrolíferas sabem que, por cada metro cúbico de gás vendido, é menos um litro de combustível que vendem».
Perdem os consumidores, uma vez que, segundo os dados da associação, «o preço do petróleo entre 2002 e 2006 subiu o dobro do do gás natural».
No que toca ao bolso dos portugueses, a poupança pode ser considerável na hora de abastecer, se se optar por carros a gás natural em vez dos combustíveis tradicionais. «Abastecer com gás natural permite poupar um terço da despesa que se tem ao abastecer com gasóleo. Se compararmos com a gasolina, a poupança é ainda maior», explica Jorge Figueiredo.
Sete milhões de veículos a gás natural no Mundo
No resto do Mundo, o panorama é bem mais animador, existindo mais de sete milhões de carros a gás natural no planeta. A Itália é a campeã europeia, com 521 postos de abastecimento e mais de 400 mil veículos a gás natural.
Alemanha, França, Áustria, Suíça, Suécia e Noruega são outros países que estão alguns passos à frente.
Além de ser mais económico, reduzir a factura energética do País e permitir reduzir a dependência nacional do petróleo, a substituição pelo gás natural é ainda mais ecológica, já que permite reduzir até 20% a emissão de dióxido de carbono (CO2).
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