A Continental, grupo alemão fornecedor da indústria automóvel, prepara-se para investir 50 milhões de euros na sua fábrica de pneus em Lousado, Famalicão, aumentando assim a produtividade desta unidade.

O projecto foi apresentado à AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e prevê um aumento da produção na gama UHP (Muito Alta Performance), refere a empresa em comunicado.

«Este investimento não é apenas relevante para a nossa unidade, mas é também importante para o País. Com as alterações previstas na unidade de Lousado, esperamos atingir um aumento de produção de cerca de 2 milhões de pneus anuais», explica o presidente da Continental Mabor, António Lopes Seabra, acrescentando que «se se vier a concretizar, é também um voto de confiança na unidade portuguesa, criando mais de 40 postos de trabalho».

Embora o projecto se encontre ainda em fase de negociação na AICEP e junto da casa-mãe, António Lopes Seabra encontra-se optimista quanto à decisão do Grupo. «Temos uma boa imagem junto da sede e a nossa é a fábrica mais eficiente do grupo, pelo que, caso as condições da AICEP sejam favoráveis, a decisão final, que será tomada em Março, deverá ser em nosso benefício».

Caso seja aprovado, o projecto agora apresentado deve arrancar no próximo Verão. Com esta iniciativa, António Lopes Seabra espera que, em 2010, o volume de negócios da Continental Mabor alcance a cifra dos 600 milhões de euros. A empresa encerrou o ano de 2007 com vendas na ordem dos 474 milhões de euros, mais de 30 milhões que em 2006, ano em que os lucros ascenderam aos 92,9 milhões de euros.