As Euribor voltaram a baixar esta terça-feira, mantendo a tendência dos últimos seis meses, voltando a registar mínimos históricos.

A taxa a seis meses, a mais usada como indexante dos contratos de crédito à habitação em Portugal, está agora nos 1,609%. Já a taxa a três meses caiu para 1,423% e a taxa a 12 meses recuou até aos 1,774%.

As taxas comerciais continuam a seguir a tendência de descida da taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE), que se encontra agora nos 1,25%.

As Euribor tendem a aproximar-se da taxa directora, embora nos últimos tempos essa tendência de queda venha abrandando, depois de o BCE ter cortado, na sua última reunião, o preço do dinheiro 25 pontos base, em vez dos 50 esperados.

A descida das taxas reflecte ainda a expectativa de que o BCE voltará a baixar o preço do dinheiro ainda este ano, para 1%. Os membros do banco central têm feito declarações mistas, uns apontando para a improbabilidade de a taxa directora recuar abaixo de 1%, outros admitindo essa hipótese, se o comportamento da economia se revelar mais negativo do que o esperado.

Os últimos sinais têm sido pouco animadores, com as principais economias a recuarem consistentemente mais do que o previsto.