A taxa de inflação homóloga na Zona Euro subiu em Maio 0,4 pontos percentuais para um novo recorde de 3,7 por cento, tendo Portugal um dos valores mais baixos (2,8%), divulgou esta segunda-feira o Eurostat.

Em Maio, segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, a inflação na Zona Euro bateu o valor recorde de 3,6 por cento registado em Março último, avança a «Lusa».

Em Abril, a taxa de inflação homóloga, comparada com o mesmo período do ano anterior, foi de 3,3 por cento, enquanto em Maio de 2007 a inflação na Zona Euro foi de 2,1 por cento.

No conjunto da União Europeia (UE), a taxa de inflação foi de 3,9 por cento em Maio, contra 3,6 por cento registada em Abril, enquanto um ano antes era de 2,1 por cento.

A Holanda (2,1%), Portugal (2,8%) e a Alemanha (3,1%) são os países, todos da Zona Euro, onde a inflação apresentou as menores taxas, em Maio.

No outro extremo da tabela estão a Letónia (17,7%), a Bulgária (14%) e a Lituânia (12,3%).

Ainda segundo o Eurostat, os produtos alimentares (6,4%), os transportes (5,9%) e a habitação (5,7%) foram os sectores que mais contribuíram para a subida da taxa anual de inflação.