A vontade de Souza é clara: o médio ainda ligado ao F.C. Porto pretende continuar a jogar no Grémio. O problema é que a excelente temporada feita em 2012 disparou o preço do seu passe. É por isso que as negociações entre os clubes estão a ser «delicadas e complexas».

Os adjetivos são escolhidos por Rui Costa, diretor executivo do emblema de Porto Alegre. Ao Maisfutebol, o dirigente revela, ainda assim, um otimismo «enorme», até pelas «excelentes relações» mantidas pelas partes «ao longo dos últimos anos», desde «a venda do Anderson».

Menos confortável com toda a situação está Souza. Contatado pelo nosso jornal, o médio passou de recetivo a incomunicável em poucos segundos. «Fui aconselhado a não me pronunciar sobre o tema, de forma a não prejudicar as conversações», disse o médio de 23 anos.

O desejo do atleta tem sido, porém, transmitido regularmente à imprensa brasileira. Não tem vontade nenhuma de voltar ao futebol português e até se dispõe «a viajar para o Porto» de forma a participar diretamente nas reuniões.

«Não vai ser fácil mas, se adequarmos o acordo financeiro à nossa realidade, pode haver um final feliz. Não tenho falado com Souza, mas é atleta do Porto e provavelmente terá mesmo de ir para Portugal nesta fase», acrescentou Rui Costa.

«O Souza fez um ano bom [33 jogos, 2 golos no Brasileirão], valorizou-se e isso está a ser levado em consideração pelo Porto, naturalmente».

Atento a tudo isto está o Internacional, vizinho e maior rival do Grémio.

«O Souza é um jogador que se encaixa nas características que procuramos. Se o Grémio desistir do negócio, poderemos analisar a sua contratação», anunciou Luís Moura, diretor do futebol do Inter.

O empréstimo de Souza ao Grémio expirou a 31 de dezembro. O F.C. Porto pediu 10 milhões pela venda, escrevem os jornais brasileiros. O Grémio oferece três milhões por metade do passe.



Leia também:

Souza espera «boa resposta» do F.C. Porto