Mudam-se as caras e a fiabilidade de processos, renova-se o desejo e a ambição. Jogo de Taça de Portugal, pelo menos nesta fase precoce, é jogo para alterar protagonistas e dar minutos a quem por eles desespera.

Paulo Fonseca quererá aproveitar o jogo contra o Trofense (sábado, 19 horas) para impulsionar a auto-estima de elementos pouco utilizados. Há muita gente a precisar de tempo de jogo no FC Porto, de uma oportunidade na equipa principal.

O Maisfutebol aposta num onze formado por Nabil Ghilas e mais dez. O ponta-de-lança argelino tem apenas duas presenças nesta época (Estoril e Atlético Madrid), não mais de cinco minutos em campo. Pouco, muito pouco, para um atacante que trazia 16 golos de Moreira de Cónegos.

A juntar a esta necessidade evidente, surgiram no dia de ontem palavras elogiosas de Pinto da Costa. Em declarações a uma televisão argelina, escreve O Jogo, o presidente garantiu que o avançado de 23 anos será «uma estrela no FC Porto».

«O Ghilas sempre me impressionou pela solidez psicológica»

Se, como tudo indica, for titular, Nabil Ghilas «não vai tremer». Jorge Casquilha treinou o argelino durante duas temporadas no Moreirense e elogia ao Maisfutebol a «solidez psicológica» do atleta.

«Sempre me impressionou essa faceta do Ghilas. É muito frio. Esperou por uma oportunidade e quando a teve agarrou-a com as duas mãos. Nunca mais saiu da equipa», conta Casquilha, uma das pessoas que melhor conhece o atacante.

«Se jogar no sábado não estará nada afetado, pelo contrário. Passou por muitas adversidades na vida e motiva-se facilmente», acrescenta o treinador de 44 anos.

Curiosa é a revelação de Jorge Casquilha sobre o posicionamento de Ghilas em campo. Apesar de reconhecer ser como ponta-de-lança que explora toda a sua «enorme capacidade», o técnico também gosta de o ver a atuar nas linhas.

«No primeiro ano dele em Moreira de Cónegos, na II Liga, foi quase sempre extremo. A velocidade e a capacidade física dele faziam a diferença na ala. Só no segundo ano, na I Liga, passou a ser ponta-de-lança. Não tínhamos mais nenhuma opção forte e apostei nele para o lugar».

Ghilas adaptou-se «maravilhosamente» e não parou de marcar golos. «É um grande atleta. O Paulo [Fonseca] ainda não sentiu necessidade de apostar nele, mas garanto que vai responder bem. A ponta-de-lança ou a extremo».

EQUIPA PROVÁVEL CONTRA O TROFENSE: