Vencer em Alvalade é a ideia forte que o técnico do FC Porto Julen Lopetegui quis deixar na conferência de antevisão do clássico frente ao Sporting, que na abertura deste novo ano de 2016 vai ajudar a definir a liderança da Liga.

Ainda assim, o treinador portista não quis comentar a possibilidade de haver algum favoritismo da sua equipa para o jogo grande da 15.ª joranda: «Favoritos? Se a palavra nos desse um golo, comprava-a...», começou por dizer o técnico dos dragões, para assinalar em seguida que o adversário vem de duas derrotas importantes.

«Vamos a Alvalade como primeiros classificados e com muita vontade. É difícil o Sporting perder três jogos importantes de forma consecutiva [depois das derrotas diante do Sp. Braga para a Taça de Portugal e frente ao União da Madeira para Liga, num registo negativo que foi interrompido com o triunfo diante do Paços de Ferreira para a Taça da Liga], mas queremos trazer os três pontos connosco. Sabemos da importância que este jogo tem. Não é um jogo decisivo nesta altura, mas creio que será mais decisivo para quem está atrás», disse o técnico portista, que em concreto sobre o rival sublinhou o facto de o Sporting ter crescido e melhorado muito e estar «a competir bem», sem contudo querer comentar em concreto os méritos de Jorge Jesus nesse salto qualitativo.