Pinto da Costa foi castigado com 45 dias de suspensão pelo Conselho de Disciplina, na sequência de um processo disciplinar aberto ainda José Manuel Meirim.

Em causa estão as críticas de Pinto da Costa ao árbitro Artur Soares Dias, após o jogo com o Rio Ave, da jornada 24 da Liga.

Na altura, em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa falou de um penálti indiscutível sobre Marega e disse que ia pedir uma auditoria independente às linhas de fora de jogo, depois de um golo ter sido anulado dessa forma.

«Se ele é o melhor árbitro, mais preocupante é. Se algumas pessoas consideram que este é o melhor, perante um lance destes, ele está a dois/três metros e não marca um penálti deste tamanho. O Sérgio disse que era do tamanho da Torre dos Clérigos, mas eu acho que a Torre é demasiado pequena para o tamanho deste penálti. É incompreensível», referiu.

«Qualquer árbitro da segunda divisão apitava qualquer um destes penáltis. Que quer que lhe diga? Tivemos azar. Perante isto, não tenho duvidas de que o Conselho de Arbitragem está atento. O melhor para evitar azares, de uns e de outros, é evitar que eles apitem os nossos jogos».

Para além de suspenso 45 dias, Pinto da Costa foi multado em 6 120 euros, enquanto o FC Porto foi multado em 10 200 euros, também por críticas à Artur Soares Dias na newsletter Dragões Diário.

Refira-se, como termo de comparação, que a suspensão de Pinto da Costa é metade da que teve em abril de 2019 Luís Filipe Vieira: também por críticas a um árbitro, na circunstância a Fábio Veríssimo, o presidente do Benfica foi suspenso por 90 dias.

«O que se passou hoje é algo que nos deixa bastante preocupados. Quero dizer-vos que quando assistimos a um homem que está com televisões à frente, que é árbitro, que não consegue distinguir se é fora de jogo ou não, se há falta ou não no primeiro golo, esse homem não pode apitar mais», disse na altura Luís Filipe Vieira.

«Hoje, na dúvida é fácil castigar o Benfica. Ainda hoje perdemos o Rui Costa, que foi expulso. Já nos tiraram o Tiago Pinto, o Rui Costa... E depois assistimos o que é um banco e o outro. Da nossa parte qualquer pessoa que é expulsa é castigada severamente e assim vamos passando e distraíndo uns com os outros.»