A lei das cinco substituições proposta pela FIFA para o regresso das competições após a pausa provocada pela pandemia e aprovada em Portugal está a dividir os clubes quanto à sua aplicabilidade já na primeira jornada da retoma.

Isto porque os estatutos da Liga referem que todas as mudanças regulamentares têm de ser aprovadas em Assembleia Geral (AG) e só no dia 9 de junho haverá lugar a essa reunião.

Ora, apesar de todos os cubes terem sido ouvidos sobre a alteração regulamentar proposta pela FIFA, a jornada 25 vai decorrer entre os dias 3 e 7 de junho. E isso deixa alguns clubes na dúvida sobre se poderão utilizar as cinco substituições e os nove suplentes na ficha de jogo já nessa ronda, antes de a medida ser aprovada em AG.

Nesse sentido, sabe o Maisfutebol, há clubes que ponderam reger-se pela lei que vigora neste momento – de três substituições e sete jogadores na ficha de jogo -, caso não seja feito um esclarecimento público claro por parte da Liga antes de se jogar a jornada 25.

Por outro lado, outros clubes ouvidos pelo nosso jornal garantem que vão atuar desde o início da retoma, tendo em conta a indicação que lhes foi dada pela Liga e essa aponta para a possibilidade de utilizar cinco substituições por jogo, desde que apenas com três paragens.

O nosso jornal tentou obter uma posição por parte da Liga, mas sem sucesso.