Max Verstappen, da Red Bull, compensou o facto de se ter qualificado em sexto lugar para a corrida principal do Grande Prémio dos Estados Unidos ao conquistar a ‘pole’ para a corrida de sprint deste sábado no Circuitro das Américas, em Austin.

O piloto neerlandês bateu Charles Leclerc, da Ferrari, por 0,055 segundos – o monegasco  partirá do primeiro lugar da grelha apara prova de domingo.

Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou em terceiro, com Lando Norris, da McLaren, em quarto, à frente do seu companheiro de equipa, Oscar Piastri.

Carlos Sainz, da Ferrari, foi sexto, seguido de Sergio Perez, da Red Bull, e do segundo Mercedes, de George Russell.

Verstappen partirá em sexto para a corrida de domingo, depois de a sua volta mais rápida ter sido anulada por ter excedido os limites da pista.

Mas a ordem normal foi retomada na qualificação de sprint com o novo campeão mundial a ser mais rápido em todas as três sessões.

Mas nem tudo foi perfeito: na segunda volta que fez na segunda parte da sessão, perdeu o controlo do carro, fez um pião e ainda foi à relva do COTA, depois de passar pela Curva 9, mas, aparentemente, sem causar danos.