O turco Fatih Terim, ex-treinador do Galatasaray, vai assumir o comando técnico do Panathinaikos, anunciou esta terça-feira o clube grego, que ocupa o segundo lugar da Liga, que não conquista há 13 anos.

«O melhor treinador turco assume imediatamente a equipa», lê-se nas redes sociais. De acordo com a imprensa turca, o acordo é válido até ao verão de 2025.

Terim, de 70 anos, que foi selecionador da Turquia e conquistou diversos títulos pelo Galatasaray, entre eles oito campeonatos e a Taça UEFA em 2000, frente ao Arsenal, não treinava há quase dois anos, depois de deixar o clube turco em janeiro de 2022, após uma temporada dececionante, na sua quarta passagem pelos leões de Istambul desde 1996.

 

Até agora, os gregos, eliminados pelo Sp. Braga no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, foram orientados por Ivan Jovanovic.

De acordo com o Sport24, o treinador sérvio, há dois anos e meio no clube, tinha os dias contados desde a eliminação nas provas europeias, depois de o Panathinaikos terminar no último lugar do Grupo F da Liga Europa. A alegada imagem de «fracasso» convenceu o dono dos gregos de que o melhor seria encontrar um novo "homem do leme". Aliás, sublinha o Sport24, Giannis Alafouzos receava que a equipa entrasse numa espiral idêntica à da última época, na qual perderam a reconquista da Liga.

O Panathinaikos é segundo na Liga, com menos um ponto que o PAOK e com mais dois pontos em relação ao Olympiakos, orientado por Carlos Carvalhal. Em janeiro, o histórico trevo grego mede forças com estes rivais e com o AEK Atenas.